Tipos de Cerveja

 
Cervejas Lambic

É a cerveja elaborada pelo método mais antigo de fermentação conhecido. Ela utiliza leveduras selvagens, ou seja, leveduras presentes no ambiente e que não temos controle sobre suas linhagens. Estas leveduras, por serem dos mais variados tipos, produzem uma grande variedade de produtos aromáticos e deixam presente na cerveja uma grande quantidade de açúcares não fermentados.

Como curiosidade, se diz que os fabricantes tradicionais destas cervejas não gostam de tocar nem nos fungos ou teias de aranhas que se instalam em suas câmaras de fermentação, pois dizem mudar o gosto da cerveja final se mudarem o ambiente de fermentação

Dentro das cervejas Lambic, podemos dividir ainda em alguns tipos:

GUEUZE – uma mistura de diferentes Lambics de diferentes idades

KRIEK –ao final de Julho, cerejas são maceradas em Lambic. Esta maceração dura 5 a 6 meses para permitir que as cerejas se dissolvam completamente

FARO – feita por adição de açúcar e caramelo na Lambic.

FRAMBOISE – obtida pela mistura de framboesa com Lambic, seguindo ao mesmo processo de maceração usado para fazer Kriek.

Cervejas Ales

São cervejas produzidas por leveduras de alta fermentação. Como características principais deste tipo de levedura, temos a fermentação em temperaturas mais elevadas, entre 15 e 25 C, e seu comportamento ao final da fermentação, que é de subir para a superfície do fermentado.

As cervejas produzidas com este tipos de leveduras são bastante esterificadas, com odor afrutado característico das Ales.

A levedura de alta fermentação teve sua origem nas fermentações com leveduras selvagens, onde os antigos cervejeiros partiam uma nova fermentação com a espuma formada da fermentação anterior, selecionando assim, com o passar do tempo, este tipo de levedura.

Dentro deste tipo de cerveja podemos destacar as cervejas de Trigo, Porters e Stouts. Estas duas últimas, com origens semelhantes, são cervejas muito escuras, que utilizam malte torrado na sua elaboração. Hoje, temos a Stout como cerveja mais encorpada.

Cervejas Lagers

São cervejas produzidas por leveduras de baixa fermentação. Estas leveduras foram sendo selecionadas quando os antigos cervejeiros começaram suas produções em regiões frias, como na Baviera. Lá, estas leveduras tinham a vantagem de ter menor competição, pois a grande maioria das levedas selvagens não se adaptavam a estas temperaturas. A principal característica destas cepas é sua deposição ao fundo do fermentado ao final da fermentação. Além disso trabalham melhor em temperaturas mais baixas, entre 5 a 15 C. Assim, sua fermentação é mais lenta e cerveja produzida é mais suave, menos afrutada e levemente sulfurosa. São cervejas mais atenuadas, límpidas e redondas.

A grande maioria das cervejas produzidas no Brasil são cervejas de baixa fermentação. Incluímos nesta família 
as cervejas Pilsen, Light, Extra, Bock.

 

Esta página está em constante construção. Espero em breve poder escrever mais sobre cada um destes tipos de cervejas.

Volte sempre !!!!

 

        Voltar